421

Dar aulas é fácil, difícil é ser professor! Gestão da sala de aula. turma -(ID78) PNDSN40

Apresentação

Este curso propõe responder às necessidades dos docentes no âmbito da apropriação de conhecimentos práticos e de estratégias motivacionais que permitam gerir uma aula com eficácia, liderança e empatia. Contempla uma abordagem aos comportamentos disruptivos e dá a conhecer formas eficazes de lidar com a indisciplina na sala de aula. Ensinar pode ser difícil. Quando os professores começaram, muitas vezes não tinham estratégias de gestão de sala de aula . A eficácia é mensurável e é muitas vezes vista em termos de resultados produzidos. Com uma turma diversificada onde os alunos não estão suficientemente envolvidos, a gestão da sala de aula precisa de uma abordagem de alto nível. Hoje, neste novo modelo de sala de aula, os alunos estarão no centro e os professores serão responsáveis ​​por ensinar, orientar, dirigir e auxiliar. Os professores reforçarão e aprimorarão as aulas através de atividades interativas e uso de multimídia com conteúdo envolvente que facilita a interação dos alunos. Os alunos participam ativamente das aulas. O uso de interatividades é considerado uma das estratégias de gestão de sala de aula mais eficazes para atrair a atenção dos alunos. É nela que o indivíduo aprende a ler e escrever, cria laços afetivos e adquire conhecimentos e experiências que carregará por toda a vida. Um ambiente tão central na formação de cidadãos precisa atender aos anseios de uma sociedade em constante mudança.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Reconhecer os significados de gestão da sala de aula Intervir em áreas de gestão, liderança e valorização da ação do docente para construir ações eficazes na sala de aula Desenvolver uma prática pedagógica promotora de aprendizagens globalizadoras Melhorar as interações professor- aluno e aluno – aluno, visando otimizar os processos de ensino e de aprendizagem Privilegiar a aprendizagem do aluno em vez do ensino do professor Dar a conhecer vantagens das metodologias ativas no processo de aprendizagem Gerir e prevenir situações de indisciplina na sala de aula Adquirir estratégias para lidar com indisciplina através de uma abordagem à Educação Positiva.

Conteúdos

Este processo, assente no ato reflexivo e crítico das posturas assumidas no exercício profissional contextualizado, contribuirá para a construção de uma nova ordem escolar e social. Portanto e no sentido de fazer uma pedagogia e didática que resulte em maior motivação para os alunos e, sobretudo, aprendizagem que seja significativa para o discente, procura-se dar a conhecer e aprofundar um conjunto de percursos, meios, atividades do ensino e da aprendizagem, que sejam utilizadas como um campo em que o aluno é ator, pesquisador, construtor, aprendiz do seu saber, motivando-o para a descoberta e conhecimento, cativando-o para aprendizagens mais interessantes para ele. Os conteúdos propostos da ação, situam-se na utilização de um conjunto de métodos ativos e dinâmicos que ajudem o professor a realizar aulas ativas e eficazes. Assim, os conteúdos serão: - Características e competências de um bom professor; - Construir a gestão da sala de aula e das lideranças; - Dimensões da gestão da sala de aula: atitudes docentes e relações interpessoais; - Gestão da aprendizagem: o que fazer? - Planificar ações e estratégias dinâmicas para aula ativas; - Ritmos, estilos e tipos de aprendizagem; - Estratégias proativas de gestão da conduta na sala de aula: disciplina/indisciplina; - Avaliação para as aprendizagens e a avaliação de desempenho docente: dos conceitos às dimensões.

Metodologias

Ação expositivo-dialógica que prevê e exige uma contínua reflexão crítica. A dinâmica privilegiará a interação entre a teoria e a prática, a conferência e o debate, a construção de produtos que possam ser usados . A metodologia usada centra-se na dialética entre a informação fornecida pelo formador e o trabalho desenvolvido, valorizando a interação professor-alunos. Os conteúdos serão abordados através: - enquadramento teórico e sínteses de conteúdos científicos; - atividades de pesquisa e recolha de informação em pequeno e médio grupo; - trabalho de campo; - acompanhamento dos trabalhos em grupo; - apresentação de trabalhos. Usando a metodologia de trabalho projeto e numa perspetiva de investigação sobre a prática docente e com o objetivo de apresentar, interpretar e analisar o processo de desenvolvimento das aprendizagens, os formandos são convidados a elaborar e adaptar instrumentos de intervenção como planificações, recursos a usar, estratégias e métodos inovadores.

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões de avaliação são: a participação, trabalho de grupo e o trabalho individual, com as seguintes ponderações: Participação, interesse e motivação nas atividades - 30% Qualidade do trabalho produzido: - Relatório crítico final individual do trabalho desenvolvido - 40% - Trabalho de grupo - 30% Os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com os critérios definidos pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores.

Bibliografia

Alves, J. M. (1999). Autonomia, Participação e Liderança. In A. Carvalho, J. M. Alves & M. Formosinho, J & Machado, J. (2007). Modernidade, Burocracia e Pedagogia. In J. Sousa & C. Fino, (2007). A Escola Sob Suspeita. (pp. 97-119). Porto: Edições ASA. Fosnot, C. (1999). Construtivismo e Educação. Lisboa: Edições Piaget Lima, L. (1991). Produção e reprodução de regras: normativismo e infidelidade normativa na organização escolar. In Inovação, 4(2-3), 141-153.

Formador

Fernando Melo Lima

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-06-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 03-06-2026 (Quarta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 04-06-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online assíncrona
4 08-06-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 09-06-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
6 11-06-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 15-06-2026 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 16-06-2026 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online assíncrona
9 18-06-2026 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
Início: 01-06-2026
Fim: 18-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137783/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: ES Lousada