
Primeiros Socorros Psicológicos turma PNDSN09/24-25
Apresentação
Em função do plano de atividades: As escolas são espaços onde ocorrem frequentemente situações emocionalmente exigentes para alunos e profissionais. O pessoal não docente, enquanto presença constante e próxima dos alunos, está numa posição privilegiada para reconhecer sinais de sofrimento psicológico e oferecer os primeiros cuidados de apoio emocional. Esta jornada visa dotar estes profissionais de competências essenciais para esse efeito, contribuindo para um ambiente mais seguro e humanizado. Em função dos destinatários: Assistentes operacionais e técnicos interagem diariamente com crianças e adolescentes. Estar capacitado para reconhecer sinais de ansiedade, stress ou sofrimento emocional e saber como agir pode ser determinante no bem-estar e na prevenção de crises. A formação permitirá aos profissionais sentirem-se mais seguros, informados e preparados para agir com empatia e eficácia.
Destinatários
Pessoal não docente;
Objetivos
Objetivos a atingir: - Proteger a saúde mental e promover a dignidade humana em contexto escolar. - Capacitar os profissionais não docentes para intervir de forma informada em situações de sofrimento psicológico. - Promover a autorregulação emocional e a empatia perante alunos em sofrimento. - Desconstruir conceitos como ansiedade, stress e sofrimento emocional. - Combater o estigma relacionado com a saúde mental nas escolas.
Conteúdos
Conteúdos: 1. Sessão de abertura e introdução geral: Apresentação dos formadores e participantes; Objetivos e enquadramento da jornada; Breve partilha de experiências dos formandos. 2. Primeiros Socorros Psicológicos: conceitos fundamentais; O que são os Primeiros Socorros Psicológicos (PSP); Situações que podem desencadear sofrimento emocional em crianças e adolescentes; Reações simples e complexas a eventos disruptivos. 3. Estratégias práticas de intervenção: Comunicação eficaz em situações de crise emocional; Técnicas básicas de autorregulação emocional e apoio psicológico imediato; Casos práticos e simulações em grupo. 4. Síntese, partilha e avaliação; Esclarecimento de dúvidas; Discussão de estratégias para aplicação em contexto real; Avaliação dos conhecimentos adquiridos.
Avaliação
Avaliação Qualitativa
Modelo
Ponderação participação: 50 Ponderação assiduidade: 50
Bibliografia
- World Health Organization (2011). Psychological First Aid: Guide for Field Workers - Brymer, M., Jacobs, A., Layne, C., et al. (2006). Psychological First Aid: Field Operations Guide. National Child Traumatic Stress Network - Goleman, D. (2006). Inteligência Emocional. Lisboa: Temas e Debates - Siegel, D. J. (2014). O Cérebro da Criança. Lua de Papel.
Observações
✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.
Formador
Paulo Leandro Soares Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-05-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 10-05-2025 (Sábado) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |